O Meme Literário de um Mês 2011 – Dia 04

Back to the trails…

Onde você gosta de ler?

Gosto de 2 situações bem distintas pra ler. Explico:

A primeira, e mais clichezenta, é no conforto do lar. Seja na cozinha, sala, quarto ou até no banheiro, 99 entre 100 leitores vão dizer que gostam de ler em casa. Claro, onde mais você pode ler sem se preocupar com o barulho, gente passando, se vai chover ou se vai se distrair (leia-se: dormir) e passar do ponto?

Pois é aí que entra a segunda situação: sozinho na multidão. Me desvencilhar do barulho, das pessoas passando, sem me preocupar com a chuva ou se vou dormir no ônibus é uma tarefa árdua, por que não uma odisséia? Eu gosto de pegar um livro e ir pra praça de alimentação da faculdade ou do shopping, só pra me abstrair do mundo sem sair dele, resistir às tentações do mundo apenas para ler mais um capítulo, na tentativa insana de escrever o meu. Por que ficar em casa é fácil, mas é chato. Cansa. Faz com que eu me sinta sedentário, com preguiça. Ler na urbe me torna parte dela, mesmo não seguindo seu fluxo.

Isso me faz lembrar algo que li ou ouvi falar sobre meditação (provavelmente no Templo Budista Zu Lai, perto da minha casa em Cotia): Meditar na solidão te torna uma pluma, flutuando ao sabor do vento; meditar na multidão te torna uma rocha, resistente a todo tipo de ataque, seja da água ou do fogo.

Little zen rock and feather

Ok, eu inventei isso. Exceto a parte do Templo, que realmente fica perto de casa. E sobre ler na multidão, que também me agrada muito. Se gostou, comenta aí!

 

 

Bis bald ;)

Saiba mais sobre O Meme Literário de Um Mês clicando aqui, ou veja as respostas dos outros dias aqui.

Comments
2 Responses to “O Meme Literário de um Mês 2011 – Dia 04”
  1. Ráh! Sou mais o clichê. Não consigo ler em locais movimentados, como praça, ônibus, etc. Perco a concentração num instante, e para retomar a leitura dá um trabalho daqueles. Em contrapartida, não consigo ler no meu quarto, acabo sempre dormindo. Vai entender.

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] Dia 04 – Onde você gosta de ler? No sofá? Na cama? No ônibus? O lugar onde você costuma ler é o lugar onde você gosta de ler? […]



Deixe um comentário

  • Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

    Junte-se a 1.431 outros seguidores

  • me siga

    twitter.com/nepomucky facebook.com/reginaldonepomuceno rss
  • arquivo

