Instituto Martius-Staden apresenta: Concertos de Inverno: 4 e 9 de junho

img-top.jpg

4 de junho de 2011, sábado, 17h
Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade II
Rodovia Visconde de Porto Seguro, 5701, Valinhos

09 de junho de 2011, quinta-feira, 20h
Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade I
Rua Floriano Peixoto dos Santos, 55, São Paulo

Entrada franca
Estacionamento no local


Concerto de Inverno

Um concerto especial para o inverno. Com este mote, o Coro do Colégio Visconde de Porto Seguro, que ensaia em São Paulo sob a regência de Sérgio Assumpção, apresenta-se com o Coro do Jubileu e a Orquestra de Câmara do Colégio Visconde de Porto Seguro, que ensaiam em Valinhos sob a regência de Claudia Jennings.

Acompanhados da soprano Giselle Reis e de músicos convidados, executarão obras de vários compositores: Brahms, Fauré, Gilpin, Howard, Mendelssohn, Moore, Mozart, Praetorius e Purcell.


Programa

Coro do Colégio Visconde de Porto Seguro
Schicksalslied – opus 54 (1868 – 71) | Johannes Brahms (1833 – 1897), Texto de Friedrich Hölderlin (1770 – 1843)
Pavane – opus 50 (1887) | Gabriel Fauré (1845 – 1924)

Coral do Jubileu
Jubilate Deo | M. Praetorius (1571 – 1621)
Alleluia | W. A. Mozart (1756 – 1791), arr. D. Moore
Kyrie Gregoriano | D. Moore
Credo | G. Gilpin
Agnus Dei | S. Howard (1958 – )

Orquestra de Câmara do Colégio Visconde de Porto Seguro, Valinhos
Chaconne The Fairy Queen | H. Purcell (1659 – 1695)

Coro do Colégio Visconde de Porto Seguro
Coral do Jubileu
Orquestra de Câmara do Colégio Visconde de Porto Seguro, Valinhos
Laudate Dominum (de “Vesperae Solenne de Confessore K 339”) (1779) | W. A. Mozart (1756 – 1791)
Cantique de Jean Racine – opus 11 (18645) | Gabriel Fauré (1845 – 1924)
Verleih uns Frieden – WoO 5 (1831) | Felix Mendelssohn (1809 – 1847)


sobre o Coro do Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1952, é composto por cerca de 55 membros, sendo estes ex-alunos, pais de alunos, professores e cantores amigos do Colégio Visconde de Porto Seguro. Inicialmente dirigido pelo professor Kurt Grünauer, foi conduzido por diversos regentes e, desde 1998, é regido pelo Maestro Sérgio Assumpção. Nos últimos anos, destacam-se os concertos do Réquiem de Mozart (2000 e 2007), O Messias de Haendel (2001), Oratório de Natal de Bach (2002), Grande Missa em dó menor de Mozart (2003), Carmina Burana de Carl Orff (2004 e 2009), Magnificat de Bach e Missa em dó maior de Mozart (2005), Réquiem de Fauré (2006), Missa Lord Nelson de Haydn (2008), todos com orquestra e solistas convidados. Em 2007 e 2009 obtiveram grande êxito os concertos “Árias e Corais de Ópera, uma viagem musical”. O Coro possui dois CDs gravados ao vivo em concertos nos ano s 2000 e 2002.

Sérgio Assumpção, regente
Doutorando em Música pela USP, é também Mestre e Bacharel em Música por esta mesma Universidade, além de ser formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Estudou composição com Willy Correia de Oliveira e regência com o Maestro Aylton Escobar. Foi bolsista do Festival de Inverno de Campos do Jordão nos anos de 1995, 1996 e 1997, na classe de Regência Orquestral e participou de Masterclasses com maestros como Kurt Masur e Helmuth Rilling. Foi professor da Fundação das Artes de São Caetano do Sul (1995 a 2008), professor titular de regência e harmonia da UFSJ e professor convidado junto ao Departamento de Música da USP (2008/2009) Atualmente, além de Regente do Coro do Colégio Visconde de Porto Seguro, é Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Rio Claro e da Filarmônica de São C aetano do Sul.

sobre o Coro do Jubileu
O Coral do Jubileu foi formado em 2008, sob a regência da Maestrina Cláudia Jennings, por ocasião das comemorações do Jubileu de Prata da Unidade de Valinhos. Tem como principal objetivo integrar pais, professores, alunos e funcionários. O repertório do Coral inclui obras a cappella, com acompanhamento de piano e peças coral-sinfônicas de diferentes épocas e estilos.

sobre a Orquestra de Câmara do Colégio Visconde de Porto Seguro, Valinhos
A Orquestra de Câmara foi criada em 1987, e teve como regentes Günther Grotjan, Leda Federici, Ester Gonzales Ito, Flavio Florence, e desde 2008, Claudia Jennings. É constituída por professores, pais, alunos e amigos do Colégio. De seu repertório, constam obras dos principais compositores da música erudita nacional e internacional.

Claudia Jennings, regente
Mestranda pela UNICAMP, estudou regência coral e orquestral no Brasil e no exterior. Canta como convidada nos coros alemães Berliner Singakademie, BachChor e Landesjugendchor Brandenburg, e foi regente convidada do A-cappella-Chor Neuruppin. Leciona música em escolas e desde 2008 rege o Coral do Jubileu e a Orquestra de Câmara do Colégio Visconde de Porto Seguro – Valinhos.

Giselle Reis, soprano
Natural de Aparecida – SP, iniciou seus estudos de canto aos 14 anos. Sob a orientação dos professores Francisco Campos e Ricardo Ballestero, tem desenvolvido sua brilhante e jovial voz. Atualmente cursando bacharelado em Música-Canto pela USP, participou de diversos cursos e festivais, tais como a 12ª edição do Festival Música nas Montanhas e masterclasses com professores como Juan Pons, Graciela Alperyn, Luis Lima, Benito Maresca, Miguel Ortega, além de workshop com o maestro italiano Marco Pucci Catena, no Maranhão, onde também realizou recitais. Constam do seu repertório como solista obras sacras como o Réquiem, de Fauré e o Gloria, de Vivaldi. Teve seu primeiro concerto como solista com orquestra junto ao Coro do Colégio Visconde de Porto Seguro e a Orquestra Sinfônica de Rio Claro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

    Junte-se a 1.429 outros seguidores

  • me siga

    twitter.com/nepomucky facebook.com/reginaldonepomuceno rss
  • arquivo

%d blogueiros gostam disto: