Visita à ExpoBelta 2011

No último sábado (19/3), fui visitar a ExpoBelta 2011, no Shopping Frei Caneca, em SP. É a primeira vez que venho neste evento, mas já na entrada gostei da quantidade de empresas e instituições envolvidas. Aproveitei o day after do fim do namoro pra dar uma volta sozinho e botar as idéias no lugar (sim, durou menos do que esperava, mas mais que o suficiente pra perceber que não daria certo. Paciência, pois vida continua firme e forte.)

Voltando ao que interessa: faz tempo que não visito uma feira de intercâmbios – a última foi durante a faculdade. Ao contrário das outras vezes, neste sábado fui um pouco mais seletivo em relação a quais estandes visitar: “ohne Deutsch? ohne Besuch!”. eu sei que com essa atitude abro mão de possíveis boas oportunidades, mas pelo menos não estou tomando tempo do atendente, que poderia ser usado com alguém mais interessado que eu. Acreditem, eu já estive do outro lado e sei o quanto isso é chato.

Logo de cara, não vi nada sobre oportunidades na Alemanha, Áustria ou Suíça, mas depois de perambular um pouco encontrei um estande do DAAD (nota importantíssima: DAAD nunca deve se ler “daade”, sempre “dê-a-a-dê”, com as letras separadas. Aprendi com o rapaz que me atendeu.) Como sempre, eles nunca desapontam, e tinham à disposição bastante material sobre intercâmbio e ensino superior na Alemanha.

Material que recebi no estande do DAAD (da esq. para a dir.): um guia de cursos de pós-graduação na Alemanha que oferecem bolsa de estudo; um livreto com as bolsas e fomentos do DAAD; um folder sobre o programa Erasmus Mundus; um CD e um livro com todos os cursos internacionais de ensino superior na Alemanha

Não é novidade que a maioria dos estandes está voltada para países como EUA, Inglaterra, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. Não tenho absolutamente nada contra isso, afinal é uma questão de mercado e o inglês é o idioma mais falado no mundo todo. Só tem um porém: quem busca algo fora desse eixo anglófono tem que penar pra encontrar algo, como se fosse errado querer fazer um mestrado na Finlândia ou um intercâmbio na China. Seria falta de demanda? Ou de oferta? Não sei se o mesmo ocorre em outros países, mas tenho a impressão de que o brasileiro não dá o devido valor às outras culturas além das que falam inglês.

Deus tira, Deus dá: perdi a palestra sobre estudar na Alemanha, mas acabei descobrindo palestra sobre o Programa Erasmus Mundus, que oferece bolsas de estudos para alunos que queiram cursar intercâmbio, Mestrado ou Doutorado em duas ou mais universidades europeias. É uma oportunidade bastante interessante, e confesso que me fez pensar em transformar um curso de aperfeiçoamento de 1 mês em um Mestrado na área de Comunicação de 2 anos. De qualquer forma, isso já rende assunto pra vários posts…

Palestra sobre o programa Erasmus Mundus. Como eu estava longe do palco, a foto ficou ruim.

Alguns impressos que recebi sobre o Erasmus Mundus, durante a feira

Pra finalizar, recebi este lembrete no estande do DAAD… esse promete:

Salão Europeu de Pós-Graduação | 19 e 20 de novembro de 2011 em São Paulo | http://www.euro-pos.com.br

No próximo sábado (26/3), haverá também em SP a Expo Estude no Exterior, no Hotel InterContinental. Já confirmei presença e espero encontrar mais novidades lá. Assim que voltar posto um resumão. Bis Samstag!

Anúncios
Comments
One Response to “Visita à ExpoBelta 2011”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] e eventos de ensino: Participei da ExpoBelta 2011, das Palestras da CI Sobre Universidades e Au Pair no Exterior em SP e da EXPO Estude no Exterior; […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

    Junte-se a 1.431 outros seguidores

  • me siga

    twitter.com/nepomucky facebook.com/reginaldonepomuceno rss
  • arquivo

%d blogueiros gostam disto: