Nível B1 no onDaf, de novo!

Sehr gut! 42,5% (68 acertos em 160 possíveis!)

Foi a primeira coisa que pensei quando recebi minha nota após o onDaF. com tanta coisa que aconteceu desde o último onDaF – tive que dar uma pausa no curso, por diversas razões -, nem eu esperava uma nota melhor que a do ano passado. Pra manter a tradição, quem quiser ver meu certificado é só clicar no ícone abaixo:

pdf-icon

Foi legal voltar à Faculdade de Direito da USP depois de um ano. Só foi chato saber que a USP ainda está em greve. Curiosamente, o teste foi na mesma sala e horário que no ano passado. Acho que até com as mesmas pessoas – um alemão que fala português e uma assistente ABSURDAMENTE LINDA! (que estava lá no ano passado, se não me engano). A esta altura vocês vão pensar que só fiz o onDaf por causa dela.. então não estranhem se o onDaF virar semestral ou até mensal..

Voltando ao que interessa: desta vez pude estudar mais e saber como o onDaF funciona. Fiz alguns simulados e prestei mais atenção em como deduzir como completar as palavras. Lembrando que o onDaF requer não só bons conhecimentos em gramática e um bom vocabulário, mas também um belo jogo-de-cintura.

Se você chegou até aqui procurando dicas para o teste, bem, são as mesmas de qualquer outra prova ou vestibular: durma cedo na véspera, não coma porcaria no dia da prova, use roupas leves, etc.

Com esta nota, dificilmente eu conseguiria fazer o Winterkurs. Mas como já estou formado, não ia rolar mesmo.. Fiz o teste pra saber como eu estava depois de seis meses sem estudar, e se precisaria voltar muito no conteúdo já estudado. Pelo jeito, uma revisão simples já ajuda.

E você? Foi bem no onDaF? Comente sua nota, o espaço é seu!

Auf Wiedersehen!

Comments
21 Responses to “Nível B1 no onDaf, de novo!”
  1. Rodrigo disse:

    Olá.

    Fiz o teste no mesmo dia e local que você.
    Foi a minha 2ª vez. A primeira foi no ano passado, quando consegui B1. Desta vez consegui o B2.
    Não sei se fizemos no mesmo horário (17h), mas o Thomas falou sobre a rigorosidade do teste. Disse que nem ele consegue preencher algumas das lacunas.
    Desde o ano passado me advertiram que o teste é muito difícil. Portanto, não interprete seu resultado como algo ruim. O importante é perceber evolução a cada teste.

    Abraço.

    Rodrigo

    • Nepomuceno disse:

      Confesso que vi alguns sorrisos se desfazerem naquela sala, eu também fiquei com medo ao ouvir ele dizer isso, rsrs.
      Realmente o onDaF ajuda bastante a acompanhar a evolução. Espero que ano que vem todos nós consigamos melhorar em relação a 2009.

  2. Ingrid disse:

    qual é a nota para o winterkurs?
    para concorrer a bolsa de inverdo não é só necessário ter o nível 81?
    não entendi este lance da nota
    é porque vou fazer o teste segunda 29/05 e, até onde sei, o witerkurs quer apenas o resultado final do teste, não exatamente a porcentagem, mas enfim.. o documento vai junto para análise no rio né?

    quando puder, por favor me responda, ok?

    • Nepomuceno disse:

      Hallo, Ingrid!

      A nota do teste serve apenas pra mostrar qual seu nível na escala, que é o que o DAAD olha.
      Mas pra efeitos de aprendizado, a porcentagem ajuda a ver sua evolução mais de perto.

      Bis bald!

  3. Ingrid disse:

    Verzeihung, ich habe vergesse für Denke dir!

    noch ein mal

    Danke Schön

    bis dann

    Ingrid

  4. Fábio disse:

    Caro, eu estou interessado em fazer um desses winterkurs, mas não sei nem por onde começar, de quanta grana preciso, etc. Eu estudo alemão por conta própria, pelo curso gratuito da DW, o “Deutsche, Warum Nicht?”. Por coincidência achei seu site e queria saber se vc podia entrar em contato pra me ajudar a me achar. Eu faço Direito na SanFran (USP). Vi que vc comentou que “voltou” lá depois de um ano…. Vc estudou lá?

    • Nepomuceno disse:

      Que legal, um autodidata!

      Bom, o Winterkurs é um curso de inverno oferecido pelo DAAD uma vez a cada ano. Você pode saber mais sobre ele aqui. Uma vez aprovado, o curso é gratuito, mas as despesas com transporte e hospedagem são por sua conta.

      Na verdade, sou formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-SP. Quando disse que voltei à SanFran depois de um ano, é porque em 2008 fiz meu primeiro onDaF lá. :D

      Auf Wiedersehen!

      • Fábio disse:

        Então, Nepomuceno, esse tal “rendimento acadêmico muito bom” me exclui da possibilidade de fazer por meio do DAAD. Mas eu vi que dá pra fazer também pagando a taxa, sem o subsídio do DAAD. Em outras palavras, p&n*c@ do DAAD! Eu estou pesquisando e ontem achei algumas universidades que oferecem cursos de inverno, com taxas entre 250 e 500 euros (exceto a tal “Frei” sei lá das quantas, que quer 1200 euros!!!). Achei num dos sites de universidade uma estimativa de gastos de 250 euros com moradia por um mês e uns 200 euros com comida, considerando, entretando, que a universidade deu no site essa estimativa para gastos mensais direcionada aos estudantes intercambistas, que passam um semestre, um ano… não sei se dá pra achar moradia por esse preço para ficar um mesinho só… Eu pretendo fazer um curso intensivo de inverno em janeiro, de preferência, ou em fevereiro de 2010, pagando taxa, sem p$# de DAAD nenhuma. Esse DAAD só ajuda nerd, eu sou dos DAADless, vou fundar o MSD. Você tem alguma informação que julga útil par mim?

  5. Ayrton disse:

    O que sera que eles querem dizer com um rendimento academico muito bom?uma media das notas o que…7?!

  6. Lara disse:

    Onde você conseguiu os simulados para o onDaF? Gostaria de ter algum material específico de preparação para essa prova…

    • Nepomuceno disse:

      No próprio site do onDaF tem alguns, além da opção de fazer a prova sem ser “pra valer”. Pra encontrar um bom simulado, o jeito é pesquisar em sites alemães mesmo (óbvio, eu?), pois em português quase não se encontra um simulado do onDaF.

      Se encontrar algo, não deixe de nos avisar, ok ;)

      Danke Schön!

  7. Bruno Macedo da Silva disse:

    Eu consegui 92 pontos 57,5% e nível B1.
    será que tenho chance para o Winterkurs???

    • Nepomuceno disse:

      Bom, é difícil dizer, já que levam em conta outros itens como a carta de motivação, histórico escolar, entre outros.
      Mas de qualquer forma já ajuda a mostrar sua evolução no aprendizado :)

  8. Marlene disse:

    Olá,

    estou me preparando para tentar o winterkurs e, consequentemente o onDAF. Gostaria de saber em qual site especificamente eu poderei encontrar o simulado desta prova?

    Um abraço,

    Marlene

  9. Dani disse:

    Fiz o teste, mas infelizmente deu A2 :( não tentarei o winterkurs! Schade!

    • Reginaldo disse:

      Hallo, Dani! É uma pena que vc não tenha conseguido resultado suficiente pra concorrer à bolsa, mas não perca o ânimo. Afinal, agora que você já conhece a prova e sabe em que nível está, fica mais fácil se preparar para as próximas.

      Um abraço!

  10. Fabrício disse:

    Oi Reginaldo,

    Você tem os links dos simulados que você achou em sites alemães?
    iria me ajudar muito.

    Danke,
    Fabrício

  11. Joao Benevides disse:

    Olá! Fiz hoje a prova do ondaf, peguei B2 mas estou na dúvida quanto ao peso das cartas de motivação e historico escolar…Queria saber se esse Winterkurs é só praqueles nerds que pegam C1 e tem historico 9,5 ou coisa do tipo.

    Obrigado a quem puder ajudar!

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] 1 ponto. O total de pontos recebidos é igual à sua pontuação no Teste onDaF. [Eu, por exemplo, alcancei 68 acertos em 160 possíveis, obtendo o nível B1 (já que são 20 lacunas a preencher em cada um dos 8 […]

  2. […] Nível B1 no onDaf, de novo! junho, 2009 15 comentários 3 […]



Deixe um comentário

  • Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

    Junte-se a 1.429 outros seguidores

  • me siga

    twitter.com/nepomucky facebook.com/reginaldonepomuceno rss
  • arquivo

