Teste onDaF – O que é, como funciona, pra que serve?

(fonte: DAAD)

ondaf test

O teste onDaF* foi criado pelo Instituto TestDaF** na Alemanha. Ele é utilizado para avaliar os conhecimentos da língua alemã numa forma objetiva, rápida, confiável e econômica. O método utilizado é o chamado C-Test. O candidato recebe vários textos originais em alemão nos quais um número X de palavras só aparece pela metade (no onDaF são oito textos com 20 lacunas por texto). O candidato tem que preencher as lacunas e é avaliado segundo a porcentagem das suas respostas corretas. Qualquer desvio do original é considerado um erro, independentemente da natureza do erro (lexical, gramatical ou ortográfico). O teste é feito completamente on-line.

O resultado é dado imediatamente após a conclusão do teste e segue parte dos níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, ou seja, de A2 até C1. O onDaF não distingue abaixo de A2 e acima de C1. O resultado não permite distinguir diferentes capacidades lingüísticas (leitura, fala, gramática etc.). É uma avaliação geral que, porém, foi testado intensivamente e mostra altas correlações com outros testes.

É importante saber que o certificado do onDaF não pode ser utilizado para o ingresso numa universidade alemã, só serve para o DAAD ou outra entidade (ou o próprio candidato) avaliar o (seu) conhecimento lingüístico. As universidades alemãs continuam a exigir os resultados do TestDaF, da Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang (DSH), do diploma da KMK II ou de alguns testes do Goethe-Institut)***.

O onDaF tem que ser feito num centro licenciado pelo Instituto TestDaF (veja TAS-Liste****). Estes centros oferecem datas específicas para a realização do teste. Cada candidato tem que se registrar on-line para uma destas datas e recebe um número para ser utilizado no dia da prova. Os custos do teste dependem do centro onde é feito. Para candidatos a bolsas do DAAD que realizam o teste com um representante do DAAD, a participação é gratuita.

Mais informações:
* Teste onDaF:
https://www.ondaf.de/ondaf/ondaf_info/home.jsp

** TestDaF:
http://www.testdaf.de

*** Testes de alemão:
http://rio.daad.de/shared/info_alemao.htm

**** TAS-Liste:
https://www.ondaf.de/ondaf/ctestteilnehmer

 

Quer saber mais sobre o Teste onDaF? Deixe sua opinião ou dúvida abaixo, nos comentários!

Anúncios
Comments
11 Responses to “Teste onDaF – O que é, como funciona, pra que serve?”
  1. Vanessa Feldmann disse:

    olá, onde eu fico sabendo quando posso fazer o Test Ondaf, gostaria de me candidatar para o Winterkurs 2009/2010 e tenho que fazer o teste. Para o Winterkurs o ZMP não vale?Obrigada, Vanessa Feldmann

  2. Nepomuceno disse:

    Hallo, Vanessa!

    Parece que não saíram informações no site do DAAD até hoje (14.03.2009), mas é sembpre bom ficar de olho nesse link: http://rio.daad.de/shared/graduacao.htm

    O ZMP pode ajudar na seleção (você precisa escrever uma carta de defesa, e pode mencionar o ZMP se quiser).

    Bis bald!

  3. Lívia disse:

    Olá,

    antes de tudo, saiba que suas informacoes sobre o Teste Ondaf são bem bacanas.

    Gostaria de te perguntar, se nao for muito indelicado, qual era sua media ponderada quando se inscreveu no Winterkurs? É dificil estabelecer o que é muito bom pra eles.

    :)

  4. Yasmin disse:

    Hallo!
    Gostaria de saber se existe algum limite de vezes que posso fazer o OnDaf-Test. Por exemplo, poderia fazê-lo apenas para conhecer meu nível de alemão?
    Danke!

  5. judy disse:

    Olá…

    …tenho uma dúvida sobre o teste… pode parecer uma duvida boba mas enfim…no momento do teste há um tempo para a resposta? e é spo escrever e no final saber se esta certo ou nao.. ou durante da pra ir “tentando”??

    fiz o simulado e alguns errei por uma “letra”… eram einem e eu coloquei einen por exemplo…se tiver como ir tentando…ai creio que é mais possivel acertar…

    abs…

    • Jessika disse:

      Judy,
      já fiz o teste e funciona da seguinte maneira: para cada tela (são 8 telas) você tem 5 minutos. Dentro desse tempo, você pode tentar quantas vezes quiser. Se você usar menos de 5 minutos para completar uma tela, esse tempo que sobrou não vai acumular pra próxima tela.
      Achei o teste bem estranho, depois da tela 5 fica mais difícil…

  6. gabriel disse:

    boa tarde, fiz 33 pontos no ondaf será que consigo entrar no projeto sem fronteiras?

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] O dia mais visitadoda anofoi 29 de abril, com 86 visitas. O post mais popular foi Teste onDaf. […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

    Junte-se a 1.431 outros seguidores

  • me siga

    twitter.com/nepomucky facebook.com/reginaldonepomuceno rss
  • arquivo

%d blogueiros gostam disto: